quinta-feira, 24 de julho de 2008

AMIGOS COMO VCS. SÓ DEUS PODE NOS DAR

A força da nossa amizade vence todas as diferenças...Aliás... para que diferenças se somos amigos?Quando erramos... nos perdoamos e esquecemosSe temos defeitos... não nos importamos...Trocamos segredos... e respeitamos as divergências...Nas horas incertas, sempre chegamos no momento certo...Nos amparamos...nos defendemos...sem pedir...fazemos porque nos sentimos felizes em fazer...Nos reverenciamos... adoramos... idolatramos... apreciamos... admiramos.Nos mostramos amigos de verdade,quando dizemos o que temos a dizer...Nos aceitamos , sem querer mudanças...Estamos sempre presente,não só nos momentos de alegria,compartilhando prazeres,mas principalmente nos momentos mais difíceis...

Malu

quarta-feira, 23 de julho de 2008

O Contrato de Casamento

Na semana passada comemorei trinta anos de casamento. Recebemos dezenas de congratulações de nossos amigos, alguns com o seguinte adendo assustador: "Coisa rara hoje em dia". De fato, 40% de meus amigos de infância já se separaram, e o filme ainda nem terminou. Pelo jeito, estamos nos esquecendo da essência do contrato de casamento, que é a promessa de amar o outro para sempre. Muitos casais no altar acreditam que estão prometendo amar um ao outro enquanto o casamento durar. Mas isso não é um contrato.
Recentemente, vi um filme em que o mocinho terminava o namoro dizendo "vou sempre amar você", como se fosse um prêmio de consolação. Banalizamos a frase mais importante do casamento. Hoje, promete-se amar o cônjuge até o dia em que alguém mais interessante apareça. "Eu amarei você para sempre" deixou de ser uma promessa social e passou a ser simplesmente uma frase dita para enganar o outro.
Contratos, inclusive os de casamento, são realizados justamente porque o futuro é incerto e imprevisível. Antigamente, os casamentos eram feitos aos 20 anos de idade, depois de uns três anos de namoro. A chance de você encontrar sua alma gêmea nesse curto período de pesquisa era de somente 10%, enquanto 90% das mulheres e homens de sua vida você iria conhecer provavelmente já depois de casado. Estatisticamente, o homem ou a mulher "ideal" para você aparecerá somente, de fato, depois do casamento, não antes. Isso significa que provavelmente seu "verdadeiro amor" estará no grupo que você ainda não conhece, e não no grupinho de cerca de noventa amigos da adolescência, do qual saiu seu par. E aí, o que fazer? Pedir divórcio, separar-se também dos filhos, só porque deu azar? O contrato de casamento foi feito para resolver justamente esse problema. Nunca temos na vida todas as informações necessárias para tomar as decisões corretas.
As promessas e os contratos preenchem essa lacuna, preenchem essa incerteza, sem a qual ficaríamos todos paralisados à espera de mais informação. Quando você promete amar alguém para sempre, está prometendo o seguinte: "Eu sei que nós dois somos jovens e que vamos viver até os 80 anos de idade. Sei que fatalmente encontrarei dezenas de mulheres mais bonitas e mais inteligentes que você ao longo de minha vida e que você encontrará dezenas de homens mais bonitos e mais inteligentes que eu. É justamente por isso que prometo amar você para sempre e abrir mão desde já dessas dezenas de oportunidades conjugais que surgirão em meu futuro. Não quero ficar morrendo de ciúme cada vez que você conversar com um homem sensual nem ficar preocupado com o futuro de nosso relacionamento. Nem você vai querer ficar preocupada cada vez que eu conversar com uma mulher provocante. Prometo amar você para sempre, para que possamos nos casar e viver em harmonia". Homens e mulheres que conheceram alguém "melhor" e acham agora que cometeram enorme erro quando se casaram com o atual cônjuge esqueceram a premissa básica e o espírito do contrato de casamento.
O objetivo do casamento não é escolher o melhor par possível mundo afora, mas construir o melhor relacionamento possível com quem você prometeu amar para sempre. Um dia vocês terão filhos e ao colocá-los na cama dirão a mesma frase: que irão amá-los para sempre. Não conheço pais que pensam em trocar os filhos pelos filhos mais comportados do vizinho. Não conheço filho que aceite, de início, a separação dos pais e, quando estes se separam, não sonhe com a reconciliação da família. Nem conheço filho que queira trocar os pais por outros "melhores". Eles aprendem a conviver com os pais que têm.
Casamento é o compromisso de aprender a resolver as brigas e as rusgas do dia-a-dia de forma construtiva, o que muitos casais não aprendem, e alguns nem tentam aprender. Obviamente, se sua esposa se transformou numa megera ou seu marido num monstro, ou se fizeram propaganda enganosa, a situação muda, e num próximo artigo falarei sobre esse assunto. Para aqueles que querem ter vantagem em tudo na vida, talvez a saída seja postergar o casamento até os 80 anos. Aí, você terá certeza de tudo.
Kanitz artigo da revista veja.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

A amizade que pode acabar nunca foi verdadeira - São Jerônimo

Todo bom relacionamento é construído com uma boa amizade!

Amizade: afeição; amor; boas relações; laço cordial entre duas ou mais entidades; dedicação; benevolência.

Amado (a) todas essas são características de uma amizade, é preciso ter afeição, amor, dedicação, benevolência, ou seja, é preciso querer o bem do outro.

Esses são os ingredientes para um bom relacionamento, e para conquistá-lo é preciso doação, é preciso querer, é preciso se necessário se machucar e deixar Deus curar as feridas.

Como a sua amizade com a pessoa amada?

Hoje infelizmente muitos casais estão desistindo do chamado de Deus, justamente porque falta a amizade, falta o companheirismo que foi se perdendo ao longo do tempo, em alguns casos nunca houve uma amizade verdadeira, mas nunca é tarde para dar início.

É preciso sinceridade do casal, talvez você tenha perdido isso no seu relacionamento, mas Deus quer reconstruir, Deus quer restaurar aquilo que foi perdido e quer usar você para essa reconstrução, Deus é o engenheiro e você o pedreiro amado (a).

É preciso dar o primeiro passo, não importa se o seu parceiro (a) não seja aberto ao diálogo para uma boa amizade, comece você a falar do seu dia pra ele, das coisas que aconteceram no seu trabalho, na sua faculdade, na sua família, e mesmo que ele não retribua, continue insistindo, uma hora ele sentirá a necessidade de falar do seu dia também.

Não podemos abrir brechas para que outras pessoas se tornem aquele amigo como se fosse a parte inseparável do casal, você deve ser essa parte, você deve ser esse apoio e para que isso aconteça você precisa conquistar novamente a confiança do outro. Nós só desabafamos com aqueles que confiamos, e muitos casais preferem desabafar com outras pessoas, não que isso seja ruim, mas você precisa ter o seu espaço, aliás, você precisa conquistar ou reconquistar o seu espaço.

Amado (a) não é uma tarefa fácil, mas lembre-se que o engenheiro não é você, o engenheiro é Deus, você é o pedreiro que ouvirá as orientações, se fizeres assim Deus agirá com poder no seu relacionamento.

Fernando Doria Rodrigues

quarta-feira, 16 de julho de 2008

PHN no casamento

"(...) E o Senhor Deus disse: ‘Não é bom que o homem esteja só.
Vou fazer-lhe uma companhia adequada’" (Gen 2,18).
Viver unido pelo sacramento do matrimônio é uma graça, porém, exigente. Exige despojamento, compreensão, renúncia, disposição... e isso nem sempre é fácil. Quando se casa, casa-se com tudo o que a pessoa é: qualidades, dons, imperfeições e limites.
Infelizmente o que se apresenta na TV, cinema, revistas e outros meios de comunicação é um casamento ilusório, irreal, no qual tudo é perfeito ou nada dá certo.
O casal cristão é chamado a pisar no chão e a olhar os dois para o céu – sem deixar de olhar um nos olhos do outro em espírito de oração.
É preciso saber que o Amor entre o casal não é poesia, nem histórias contadas para dormir. Mas, acordados, os dois dever saber que trazem suas histórias reais e bem distintas, que se fundem para que possam construir, juntos, uma nova história. Nenhum dos dois vai viver a sua própria história, mas vão construir uma nova história a dois.
Viver o PHN no casamento é decidir tirar as máscaras em todos os momentos, que um ou o outro, ou os dois juntos podem usar, representando um papel, um teatro, um personagem que não faz parte de suas histórias. É decidir não pecar hoje no casamento; dentro e fora de casa, sozinhos ou juntos. É saber que o casamento não é novela, mas vida real! Enfim, é não pecar contra a Aliança que os dois fizeram diante de Deus no altar e que deve ser renovada dia a dia, para que o casamento não apodreça e acabe, mas amadureça com o tempo e oração e dê frutos para a construção de uma sociedade nova e de paz, original.
Que se cumpra a Palavra de Deus hoje: “No início Deus criou homem e mulher, os abençoou e lhes disse: ‘Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a!’” (Gen 1,27-28 ).
Pedro Roberto - Com. Canção Nova

terça-feira, 15 de julho de 2008

A falta de um dente, a dor que causará!

Os que recebem alguma coisa, sem antes terem sofrido por ela, a conservam sem amor.
São Tomás de Aquino

Amados há uns 15 anos atrás eu arranquei um dente, ele me causava muita dor, lembro-me que fiquei uma semana de cama por causa desse dente, deitava-me no chão de tanta dor que eu sentia.

Então um dia eu resolvi arranca-lo da minha vida, por causa da dor que ele estava me causando, ninguém gosta de sentir dor, não pensamos no amanhã quando ela vem, pensamos somente naquele momento, naquela dor infeliz que nos tira a visão do futuro.

Ontem fui ao dentista fazer uma consulta de rotina, a dentista concluiu que eu terei que colocar um dente no lugar daquele velho dente que me causou dor no passado e que eu arranquei, porque se não eu terei que arrancar muito em breve o dente de cima, porque ele está sem apoio e está descendo, ou seja, arranquei um dente que me trazia dor, e agora tenho outro dente que pode me trazer mais dor, tudo isso porque eu não pensei que no futuro aquele dente, aquele velho dente iria me prejudicar, apenas resolvi arranca-lo de mim, agora se eu não fizer essa pequena cirurgia para depois de 4 meses eu colocar o bendito dente eu perderei todos os outros próximo desse, e ainda tem a questão financeira que não ficou barato.

Amados escrevi isso porque as vezes no momento da dor queremos arrancar de nossa vida o causador dela, não pensamos no amanhã, não pensamos como seremos amanhã sem esse dente tão importante que Deus fez questão de colocar em nossa boca. Nenhum dente a mais e nenhum dente a menos, todos contados, todos com curvas e tamanhos proporcionais aos outros para que nossa boca fique perfeita e possamos mastigar.

Assim é essa pessoa que Deus colocou em nossa vida, essa pessoa que Deus colocou ao teu lado hoje, ela é o seu dente perfeito, se hoje ele te causa dor, não pense em tira-lo da sua vida, amanhã sem ele a conseqüência será muito pior, aquela dor, daquele dia, daquele momento pode se tornar uma dor insuportável pelo resta de nossas vidas.

Mesmo que hoje esse dente esteja com cárie, com tártaro ou quebrado, lute por ele, nada que uma boa pasta de dente do Espírito Santo que é amor não resolva! Ame o teu esposo, ame a tua esposa, ame o seu noivo e ame a sua noiva. Eu amo a minha noiva, eu te amo Clau, você é o dente que me faltava, e Deus foi bom comigo, não ligo para as suas caries e sei que não liga para as minhas!

Deus os abençoe! Imprimam e repassem aos seus conjugues que não tem e-mail.